Coordenador : Marco Marques Pestana de Aguiar Guedes
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 392573.2206.367140.04042023
Departamento/Setor: SSN
Área Temática : Trabalho
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Estudantes de graduação e pós-graduação; docentes e servidores técnico-administrativos; profissionais atuantes nas áreas de Serviço Social, Pedagogia, História, Ciências Sociais; ativistas de movimentos sociais.
Objetivo
Objetivo geral: Desenvolver uma metodologia de didática filológica, que ofereça uma aproximação introdutória a alguns textos fundamentais da obra gramsicana. Objetivos específicos: - Possibilitar uma compreensão sintética do ritmo de desenvolvimento da obra, sem perder de vista a complexidade de sua composição e de seu processo de produção. - Contextualizar e conceituar algumas das categorias centrais do pensamento gramsciano, em especial, hegemonia e subalternidade.
Resumo
O curso (Re)conhecendo Gramsci: hegemonia e subalternidade se propõe a oferecer uma introdução ao pensamento de Antonio Gramsci, enfatizando o par conceitual hegemonia e subalternidade. Pensador muito presente nos debates de numerosas áreas acadêmicas no Brasil - Pedagogia, História, Ciências Sociais, Comunicação, Serviço Social, dentre outras -, Gramsci é, muitas vezes, referido por fontes indiretas e/ou edições ultrapassadas de seus textos. A fim de proporcionar um (re)encontro com sua obra, o curso mobilizará os instrumentos metodológicos da leitura metodológica dita filológica, que vem pavimentando numerosas reinterpretações de seus textos, principalmente, desde os anos 1990. Dessa forma, será possível oferecer um contato inicial afinado com os principais desdobramentos recentes do campo de estudos da obra gramsciana.